DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Censo 2022: Trinta recenseadores do IBGE começam a coletar dados em Itatiaia

Atualizado: 2 de ago.


Os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que atuam no Censo Demográfico de 2022 começaram a coletar os dados em todo o país. Em Itatiaia, 30 recenseadores trabalham no cadastramento dos dados. Atuando na ponta da coleta da pesquisa mais importante do país, eles têm papel fundamental para viabilizar toda a operação censitária.


Os recenseadores do IBGE trabalham com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também um crachá de identificação, onde consta a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.


Pode ser entrevistada qualquer pessoa, maior de 12 anos, com a capacidade de prestar informações sobre o domicílio e cada um de seus moradores. A entrevista é feita na hora da visita do recenseador, mas em caso de inviabilidade de prestar informações naquele momento, a entrevista poderá ser agendada em um dia e hora especificado pelo informante.


- Se for aberto o questionário básico para o domicílio, a entrevista poderá ter uma duração de 5 á 15 minutos. Porém, o sistema selecionará aleatoriamente alguns domicílios para o questionário de amostra, que será uma entrevista mais extensa. Em caso de dificuldade de comunicação com o recenseador, como estrangeiros ou a comunidade surda, o IBGE poderá providenciar um intérprete adequado para a situação - explicou Karen de Aquino, Agente Censitário Municipal de Itatiaia.


A agente reforça a importância de receber os recenseadores e responderem o questionário.


- Pedimos que moradores sejam receptivos. Provavelmente depois da visita do recenseador, algumas casas ainda podem receber, em outro momento a visita de um dos nossos supervisores, apenas para verificar a qualidade das informações prestadas - disse Karen.


Durante o Censo do IBGE, os registros das informações são feitos em um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na cor azul.

Realizado a cada dez anos, o Censo traça o retrato da população e de suas condições de vida.Os dados coletados no Censo permitirão uma melhor compreensão de como a população brasileira vive, e servirá de base para a elaboração de políticas públicas, e nas decisões de investimentos, seja do setor público como do setor privado. O Censo também tem como objetivo contar a população brasileira, e a atualização do CNEFE (Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos).



VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: