DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

TRE/RJ marca para 12 de setembro eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito de Itatiaia


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, decidiu em sessão plenária virtual, na tarde desta quinta-feira, dia 1º de julho, marcar para o dia 12 de setembro a realização da eleição suplementar do município de Itatiaia. Na sessão, o colegiado aprovou por unanimidade a data.


Assista a decisão: https://www.youtube.com/watch?v=XVW_VK_4-wM


Relembre os acontecimentos:

- 15 de dezembro de 2020: os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acolheram recurso movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a decisão do TRE-RJ que deferiu o registro de candidatura do concorrente mais votado, Eduardo Guedes (PSC), atual prefeito de Itatiaia. O Plenário do TSE decidiu anular a eleição majoritária do município sob o argumento de que, caso fosse empossado, o prefeito exerceria o terceiro mandato consecutivo.


- 1º de janeiro de 2021: Imberê assume interinamente a Prefeitura, após ser eleito presidente da Câmara Municipal.


- 04 de fevereiro de 2021: O TER/RJ marca para o dia 11 de abril a realização da eleição suplementar do município.


- 25 de março de 2021: Durante sessão plenária virtual, os membros do TRE, decidiram, por unanimidade, adiar a data das eleições suplementares. O motivo foi o agravamento da pandemia da Covid-19.


- 8 de junho de 2021: O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/RJ) e da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Resende, com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), realiza a segunda fase da operação Apanthropía para cumprir a ordem de afastamento do cargo do prefeito interino de Itatiaia, Imberê Moreira Alves e de secretários municipais, por gravíssimos atos de improbidade administrativa. As ordens foram expedidas pela Vara Única de Itatiaia, que também expediu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao prefeito e nos gabinetes dos demais agentes públicos, bem como ordem de bloqueio de bens dos investigados.


10 de junho de 2021: A Prefeitura tem novo prefeito interino: o vereador Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho (PSC).


VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: