top of page

Tempo seco: só este mês, Itatiaia teve registro de 15 queimadas em vegetação


O inverno é um dos períodos mais propícios para a ocorrência de queimadas, por fazer parte da chamada época de estiagem (de abril a outubro). Com as condições climáticas dos últimos dias, é preciso ainda mais atenção com relação aos focos de incêndio. Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, só neste mês de julho, em Itatiaia, até o momento foram registradas 15 queimadas em vegetação, 400% a mais do mês anterior, quando foram registradas 3 queimadas.


De acordo com os Bombeiros, o tempo seco e sem chuvas favorece a propagação do fogo e coloca o meio ambiente e a vida selvagem em risco. As queimadas não provocam apenas danos ao meio ambiente, destruindo parte da flora existente, mas também podem ser responsáveis pela morte de animais silvestres e por sérios problemas de saúde para a população, especialmente crianças e idosos, agravando problemas respiratórios.


A causa mais frequente dos focos de incêndio em áreas urbanas ainda é a ação humana. Ou seja, as pessoas ainda têm o costume de utilizar o fogo para promover a limpeza de terrenos e pastagens, para promover a queima da alta vegetação ou de amontoados de lixos. Apesar de ser costumeira, a ação é ilegal. Segundo a Lei de Crimes Ambientais – Lei 9605/1998, provocar incêndios em área de vegetação é crime, com pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.


As orientações para evitar as queimadas são:

-Não atear fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas de árvores.


-Não lançar “bituca” de cigarro pela janela do veículo quando trafegar por rodovias ou estradas vicinais.


- Não usar o fogo como agente de limpeza, em quaisquer que seja o local ou para renovar a pastagem.


-Jamais atear fogo em área de vegetação ou roçada sem a devida autorização e supervisão do órgão ambiental.


⚠️ Caso se depare com um incêndio, o cidadão não deve tentar debelar as chamas sozinho e sem roupas de proteção adequada. O certo é acionar o 193 imediatamente para que os profissionais possam conter o incêndio de maneira correta e segura.

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

bottom of page