DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Semana será de alerta de chuva forte e volumosa para parte do estado do RJ


A passagem de um cavado de onda curta mais a divergência de massas na alta troposfera vão favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o estado do RJ. O céu segue com excesso de nebulosidade e risco de pancadas de chuva a qualquer momento em todas as regiões Fluminenses.

A partir da noite de quarta-feira (08/12) um sistema de baixa pressão vai se formar na altura do litoral norte Fluminense, em poucas horas esse sistema se intensifica, ganhando características de ciclone extratropical, ajudando a canalizar os jatos de baixos níveis sobre o sudeste do Brasil. Essas condições vão favorecer a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), por isso entre quarta e sábado (11/12) são esperados grandes volumes de chuva em algumas cidades do norte e noroeste Fluminense, podendo gerar transtornos como alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra em áreas de risco.

O Sul Fluminense, Grande Rio, região Serrana e dos Lagos não sofrerão influencia da ZCAS, essas regiões terminam a semana sobre a influência da circulação ciclônica em baixos níveis, o que vai manter o céu com excesso de nebulosidade, risco de chuva variando entre fraca e moderada intensidade a qualquer momento do dia, sem expectativas de grandes volumes de chuva.


Temperaturas

O excesso de nebulosidade mais a presença da chuva vão contribuir para manter as temperaturas um pouco abaixo da média em todas as regiões do estado, essa queda não será suficiente para provocar sensação de frio, em boa parte do tempo a sensação será de abafamento, com máximas variando entre 25°C e 28°C no estado.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!

Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias.

Fontes: CPTEC/INMET (Windy, GFS e ECMWF)

Equipe M.C.F

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: