DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Semana começa com tempo firme no estado do RJ


Entre esta segunda-Feira (22/11) e Terça-Feira (23/11) a presença de um sistema de alta-pressão próximo ao estado do RJ vai favorecer a diminuição da nebulosidade em todas as regiões Fluminenses, sendo que nesse período também não há previsão de chuva para nenhuma região do estado.


Em relação às temperaturas as tardes voltam a ficar mais quentes em comparação aos dias anteriores, com máximas voltando para a casa dos 30°C em praticamente todas as cidades (exceto na região Serrana devido à altitude), durante o período noturno a ausência de nebulosidade vai contribuir na perda radiativa, o que vai garantir uma queda de temperatura mais acentuada, por isso ao amanhecer a sensação será de friozinho em muitas cidades do estado, situação bem atípica para a reta final de Novembro.


Na Quarta-Feira (24/11) o sistema de alta pressão já vai ter se fastado do estado do RJ, até Sexta-Feira (26/11) as condições do tempo serão bem típicas da primavera, o sol aparece com mais intensidade durante boa parte do dia, as temperaturas máximas passam facilmente dos 30°C em todas as regiões do estado. Esse aquecimento diurno aliado a presença de algumas massas úmidas, mais o relevo local vão favorecer a ocorrência da chuva orográfica e convectiva. Os modelos numéricos indicam um pequeno risco para tempestades rápidas e extremamente isoladas apenas na região Serrana e sul Fluminense próximo à divisa com MG, nas demais áreas do estado parece haver condições de tempestades na Sexta (26/11). Lançaremos mapas probabilísticos de tempo severo em cada dia que houver chances de tempestades no estado.


No Sábado (27/11) uma nova frente fria avança rapidamente pelo litoral Fluminense. Conforme o sistema se desloca, áreas de instabilidades associadas voltam a provocar temporais com chuvas localmente volumosas, acompanhadas de raios e rajadas de vento em diversas cidades de todas as regiões do estado. Tudo indica que dessa vez a chuva não será persistente. Já no Domingo (28/11) a circulação de ventos pós-frontal favorecerá a diminuição da nebulosidade e consequentemente das condições de chuva em todas as regiões do estado, permitindo que o sol volte a aparecer. Vamos trazer mais detalhes sobre isso na próxima atualização do tempo que será postada aqui na página na próxima Quinta-Feira (25/11).


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!

Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias.


Fontes: CPTEC/INMET (Windy, GFS e ECMWF)

Equipe M.C.F

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: