
A polissonografia, procedimento que investiga os distúrbios do sono, será disponibilizada na rede pública de Itatiaia. A marcação, que atualmente é feita através do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), já que este tipo de avaliação clínica acontecia em outros municípios, seguirá sob responsabilidade do setor. A princípio os exames serão feitos as quartas e quintas, no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros.
A diretora da unidade, Paula Motta, orienta os pacientes que estiverem com a polissonografia agendada para chegar às 19h e pede que, em caso de impossibilidade de realizar o exame na data marcada, comunicar ao TFD antecipadamente. “Através do exame é possível avaliar o padrão vigília / sono por meio de sensores posicionados pela superfície do corpo.
Ou seja, não é um exame invasivo”, destaca.
O exame consiste no registro simultâneo de variáveis eletrofisiológicas, como a atividade elétrica cerebral (eletroencefalograma), movimento dos olhos (eletro-oculograma), atividade dos músculos (eletromiograma), respiração, oxigenação do sangue, ronco e posição corpórea.
Fonte: PMI