
Foi sancionada pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e publicada no último dia 26, no Diário Oficial, Lei 9253/21, que reconhece Penedo, em Itatiaia, como Polo Cultural, Histórico, Turístico e Gastronômico. O projeto de lei foi criado pela deputada Lucinha (PSDB) e pelo deputado licenciado Gustavo Tutuca (MDB).
Com a lei, o governo fica autorizado a incentivar, com a participação dos municípios e da iniciativa privada, a promoção do local, visando a catalogação e a recuperação do patrimônio cultural, histórico, gastronômico e turístico existente; a recuperação e a conservação do patrimônio material; o ordenamento público, a melhoria dos serviços de saneamento básico e urbano e a recuperação e manutenção das diversas modalidades de transporte interno existentes.
A divulgação nos veículos de comunicação oficial do Estado do calendário dos eventos culturais e artísticos; a formação e a capacitação de mão de obra local, visando ao atendimento turístico; e a defesa do meio ambiente, considerando como tal o ordenamento urbano, também estão entre as medidas previstas na lei.
PENEDO
A única Colônia Finlandesa no Brasil, Penedo possui diversas cachoeiras e atrações para os turistas. O Clube e o Museu Finlandês onde é guardado material que ajuda a conservar a lembrança de seus colonizadores. Com seus hotéis e pousadas preparados a receber os mais exigentes turistas, e as quase quatro dezenas de restaurantes desde a mais alta culinária nacional e internacional, os pratos típicos de truta, aos restaurantes tipo "self service", além de bares e cafés convidativos, e farto comércio de lojinhas distribuidas no Centro Comercial e nos pequenos e grandes shoppings, Penedo vem se tornando, a cada ano, um dos destinos mais procurados no estado.
UM NOVO MOMENTO: Museu Finlandês inova com readequação de exposições e sistema de trainel
Fonte: ALERJ
Foto: Diário de Itatiaia
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA: