Eles trabalham com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também um crachá de identificação, onde consta a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.

Os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que atuam no Censo Demográfico de 2022 começaram a coletar os dados em todo o país. Em Itatiaia, 30 recenseadores trabalham no cadastramento dos dados. Atuando na ponta da coleta da pesquisa mais importante do país, eles têm papel fundamental para viabilizar toda a operação censitária.
Os recenseadores trabalham com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também um crachá de identificação, onde consta a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.
A Karen de Aquino, Agente Censitário Municipal de Itatiaia, reforça a importância de receber os recenseadores e responderem o questionário.
- Pedimos que moradores sejam receptivos. São pessoas treinadas e que estão realizando um trabalho de grande importância para o país. Caso esteja inseguro, o morador pode conferir os dados do crachá com toda identificação do recenseador. Provavelmente depois da visita do recenseador, algumas casas ainda podem receber, em outro momento a visita de um dos nossos supervisores, apenas para verificar a qualidade das informações prestadas - disse Karen acrescentando que os dados ficam registrados em um sistema sigiloso e que a entrevista não tem relação com programas sociais oferecidos pelo Governo.