DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Quem é o Brasil que desce a ladeira?

Rafael Fioratto - 07/08/2021

Ladeira abaixo vem o Brasil capotando aos trancos e barrancos, quebrando o pouco que se construiu enquanto memória, dignidade e esperança. Fogo no Museu Nacional, na Cinemateca, na Amazônia, no Pantanal e o fogo não vai parar por aí, pois é um fogo silencioso e ideológico. Nossas estruturas históricas, ambientais e sociais aquecem por dentro e se inflamam inesperadamente. Ninguém sabe onde vai passar a boiada, o cheiro do pum do palhaço e em qual goiabeira Jesus subiu. Mas todos sabem onde vamos parar com essa gasolina cada dia mais cara.

Os preços sobem enquanto o país vertiginosamente cai em qualidade de vida, o poder de compra diminui e cada vez mais pessoas passam fome. Na pandemia demos mau exemplo, as mortes multiplicaram, a vacina demorou e para que os dados não fossem mascarados foi preciso criar um consorcio de veículos de comunicação. Os jornalistas precisaram proteger a população frente a um governo manipulador da realidade.

Para usar metáfora e desenhar nossa situação: Na ladeira sem memória desde um país rumo a um enorme labirinto. Um lugar onde as pessoas são jogadas para alimentar o Minotauro. Para sair do labirinto é preciso conhecimento, perspicácia e sorte. Mas o que esperar dos brasileiros que não procuram a porta de saída? Ao invés de escaparem de tamanha crueldade a que estão submetidos, vão em direção ao Minotauro aplaudindo e chamando de mito.

Tantas mazelas para sanar e o voto impresso parece ser o maior problema pelo qual o Brasil passa. Querem imprimir os votos para que a mili[tan]cia possa coagir as comunidades, contar os votos e cobrar depois. Voto comprado ou coagido é mais fácil de auditar se estiver impresso. Não é?

Lá vem o Brasil descendo a ladeira! E para não dizer que não falei de cultura, fica uma frase de Bertolt Brecht "Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso." Rafael Fioratto

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: