
Equipe DELTA da 7ª DEL PRF realizando fiscalização de veículos referente à Operação Nacional Segurança Viária 2023, por volta dás 19h desta sexta-feira (26), na altura do km 330 da Dutra, em Itatiaia, abordou uma carreta.
Durante a fiscalização, foi observado que o condutor de 28 anos apresentava desconforto com a fiscalização, quando foi pedido o disco do tacógrafo ele informou q estava vencido, de forma a não ser possível constatar a quantas horas o caminhoneiro estaria dirigindo.
Quando um dos policiais ameaçou abrir a porta para entrar na cabine do veículo e verificar o tacógrafo, o caminhoneiro, que já estava do lado de fora, pediu para entrar e pegar o celular. Mas, o policial ficou o observando, devido estar agindo de forma suspeita, tendo visto qdo o caminhoneiro tentou pegar algo no painel de forma dissimulada, tendo o policial ordenado q ele saísse da cabine e qdo perguntado de fazia uso de alguma substância ilícita, respondeu q fazia uso de cocaína, ainda perguntado se havia drogas no veículo, informou que sim, que portava cocaína, em revista no interior do veículo, exatamente no lugar do painel onde o motorista havia tentado retirar algo, foi encontrada uma bolsa contendo 21 pinos cheios de cocaína; ainda na cabine foram encontrados mais 05 pinos vazios, mas, com restos da droga e um pequeno saco plástico contendo cocaína amarela.
Questionado, o indivíduo informou que havia adquirido a droga na sua cidade, Cordeirópolis/SP, que fazia uso regular da droga enquanto dirigia, que é usuário de cocaína desde os 15 anos de idade. Diante dos fatos, a droga foi apreendida e lavrado um TCO da PRF em desfavor do indivíduo por porte de droga para consumo. Como não havia como comprovar que o caminhoneiro havia cumprido os descansos e paradas previstos na Lei do Descanso do Caminhoneiro, por conta do disco do tacógrafo estar vencido, além das multas pelas infrações de trânsito constatadas, no valor de R$ 814,09, o motorista foi obrigado a ficar parado descansando por 11 horas consecutivas, de acordo com a legislação vigente.