
Entre segunda-feira (10/01) e terça-feira (11/01) a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai continuar configurada sobre o norte e noroeste Fluminense, em ambos os dias o sol não aparece, o tempo segue muito instável. Nessas áreas a chuva cai a qualquer hora do dia, sempre variando entre fraca e moderada intensidade, podendo ser persistente em alguns períodos, as próximas 48 horas serão de alerta para volumes de chuva elevados.
Mas a partir desta quarta-feira (12/01), a previsão é de que as coisas comecem a mudar, no estado do RJ, o cavado atmosférico não vai mais influenciar o tempo no centro-sul-Fluminense e a ZCAS que vem atuando no centro-norte Fluminense vai se desconfigurar. A partir daí a chuvarada generalizada começa a perder força, mas isso não significa que a chuva vai parar totalmente...
Com esses sistemas saindo de cena a nebulosidade finalmente começa a perder força sobre o estado do RJ, o sol volta a aparecer entre nuvens e o ar volta a ficar bastante abafado em todas as regiões Fluminenses. Essa combinação de calor e muita umidade vão ser determinantes para a formação de nuvens carregadas, que entre a tarde e noite poderão provocar temporais isolados. Durante esses temporais a chuva pode acumular volumes expressivos em alguns pontos, além de vir acompanhada de raios e rajadas de vento, atenção.
Apesar de isoladas essas chuvas ainda podem provocar problemas devido o solo encharcado, o risco para alagamentos e deslizamentos de terra será alto no decorrer de toda a semana.
No sábado (15/01) e domingo (16/01) a tendência é de mais sol e pouquíssima chuva para todo o estado do RJ. Na quinta-feira (13/01) vamos falar mais sobre isso na atualização completa para o final de semana.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES! Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias. Fontes: CPTEC/INMET (Windy, GFS e ECMWF) Equipe M.C.F Monitoramento Climático Fluminense