DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Presidente da Câmara dos Vereadores, Vaninho, deve assumir a prefeitura

Atualizado: 8 de jun. de 2021


Da redação da Rádio e TV Penedo: A TV Penedo consultou um jurista especializado em política pública e justiça eleitoral para esclarecer o processo de sucessão emergencial do cargo de prefeito de Itatiaia, em razão do afastamento de Imberê Moreira Alves a pedido pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

A ordem de afastamento corresponde a segunda fase da operação Apanthropía e cumpre também ordens de afastamento para o chefe de gabinete da PMI, Fábio Alves Ramos, e dos secretários municipais de Saúde, Raphael Figueiredo Pereira, de Educação, Kézia Macedo dos Santos Aleixo, e de Administração, Gustavo Ramos da Silva.

O motivo da ação é suspeita de atos de improbidade administrativa. As ordens foram expedidas pela Vara Única de Itatiaia.

O jurista explicou que “De acordo com o regimento interno da Câmara dos Vereadores de Itatiaia e a Lei Orgânica do município , quem assume a prefeitura é o atual presidente da Câmara, Silvano Rodrigues da Silva , o Vaninho, que era vice de Imberê no parlamento municipal, no início do ano.” O novo mandato tampão pode ser curto e durar 15 dias já que após esse período o TRE pode nomear um interventor para o Município até a realização de um novo pleito.

Nossa equipe entrou em contato com o TER-RJ que disse não ter recebido no expediente de hoje a formalização do afastamento de Imberê e que cabe a Lei Orgânica do município definir quem será seu substituto imediato.

Segundo fontes ligadas a administração de Imberê, o grupo do prefeito afastado estaria reunido tentando uma liminar para anular a decisão.

Caso seja confirmado no cargo, Vaninho deve assumir o gabinete da Prefeitura já nesta quarta-feira (09). Procurado no início da noite desta terça-feira (08) pela equipe da Rádio e TV Penedo, Vaninho, disse que a Câmara Municipal não havia recebido nenhuma notificação oficial. "Por enquanto continuo na Câmara. Caso tenha alguma alteração, informaremos." informou.


Foto: Câmara de Itatiaia

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: