DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

POLÍTICA: Itatiaia poderá ter novo prefeito interino, o terceiro deste ano


Itatiaia, 10/11/2021 – Novos capítulos prometem agitar o cenário político, no município de Itatiaia. Nos próximos 15 dias, afirmam os vereadores, a Câmara Municipal marcará nova eleição para o cargo de presidente da Casa Legislativa e então o município poderá novamente ter um novo prefeito interino, o terceiro que assumiria o Executivo, este ano.


O cargo de prefeito, interino, é ocupado atualmente pelo presidente - também interino - da Câmara dos vereadores, Silvano Rodrigues, o Vaninho. Ele, na verdade, é 1º vice-presidente da casa, e chegou ao posto com a nomeação de Imberê à prefeitura. Com o afastamento de Imberê pelo Ministério Público por denúncias de improbidade e corrupção de sua equipe, Vaninho herdou o cargo maior do município.


Foi publicado nesta quarta-feira, dia 10 de novembro, o ato administrativo, que considerando o Inciso II do art. 29 do Regimento da Câmara, declarou vago, o cargo de Presidente da Câmara Municipal, até então ocupado pelo vereador Imberê Moreira Alves.

O vereador, João Márcio, que presidiu a sessão que destituiu Imberê do cargo, explicou, em uma live em sua rede social, porque uma nova eleição terá que ser marcada.

- Quando foi afastado da Prefeitura, o vereador Imberê retornou à Casa Legislativa, compareceu a uma sessão e entrou com pedido de afastamento por assuntos pessoais, por 120 dias. De acordo com o regimento interno, como o afastamento foi por motivos pessoais, ele fica impedido de retornar antes do prazo). Ainda segundo o regimento, o artigo 29 dispõe que será considerado vago qualquer cargo da Mesa Diretora quando o membro se afasta por tempo superior a 90 dias. Quando declarado vago qualquer cargo da Mesa Diretora, o atual presidente da Câmara tem até 15 dias para marcar uma eleição para o cargo – explicou.


De acordo com o regimento interno da Câmara, podem concorrer todos os vereadores, com exceção de suplentes. O atual prefeito interino de Itatiaia, o vereador Silvano Rodrigues, o Vaninho, também poderá concorrer ao cargo, desde que renuncie seu cargo de 1º vice-presidente, retorne e concorra ao cargo de presidente. Se não vencer, Itatiaia terá mais um prefeito em 2021, o terceiro.


VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: