DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

PNI reforça obrigatoriedade do uso de kit de dejetos nas dependências do Parque

Direção pede mais consciência aos montanhistas durante suas atividades nos territórios do PNI.

A direção do Parque Nacional de Itatiaia publicou na rede social oficial da Unidade de Conservação, na última terça-feira (13), que vem encontrando dejetos, restos de papel higiênico e lixo em trilhas e travessias. Na publicação, a direção reforça a obrigatoriedade do kit de dejetos para todas as trilhas e travessias, e pede mais consciência aos montanhistas durante suas atividades nos territórios do PNI.


No site do https://parquedoitatiaia.tur.br/estão algumas regras básicas de comportamento que devem ser adotadas pelos visitantes em ambientes naturais. São princípios adotados no mundo inteiro que visam segurança, cuidados e respeito dos frequentadores com o a natureza. Entre eles estão:


3 - Cuide dos locais por onde passar, das trilhas e dos locais de acampamento


Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas - não use atalhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição das raízes e plantas inteiras.


Mantenha-se na trilha, mesmo se ela estiver molhada, lamacenta ou escorregadia. A dificuldade das trilhas faz parte do desafio de vivenciar a natureza. Se você contorna a parte danificada de uma trilha, o estrago se tornará maior no futuro.


Ao montar seu acampamento, evite áreas frágeis que levarão um longo tempo para se recuperar após o impacto. Acampe somente em locais pré-estabelecidos, quando existirem.


Acampe a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água.

Não cave valetas ao redor das barracas, escolha melhor o local e use um plástico sob a barraca.


Bons locais de acampamento são encontrados, não construídos. Não corte nem arranque a vegetação, nem remova pedras ao acampar.


Remova todas as evidências de sua passagem. Ao percorrer uma trilha ou ao sair de uma área de acampamento certifique-se de que esses locais permaneceram como se ninguém houvesse passado por ali.


Proteja o patrimônio natural e cultural dos locais visitados. Respeite as normas existentes e denuncie as agressões observadas.


4 - Traga seu lixo de volta


Embalagens vazias pesam pouco e ocupam espaço mínimo na mochila. Se você pode levar uma embalagem cheia, pode trazê-la vazia na volta.


Não queime nem enterre o lixo. As embalagens podem não queimar completamente, e animais podem cavar até o lixo e espalhá-lo. Traga todo o seu lixo de volta com você.


Utilize as instalações sanitárias que existirem. Caso não haja instalações sanitárias (banheiros ou latrinas) na área, enterre as fezes em um buraco com 15cm de profundidade e a pelo menos 60m de qualquer fonte de água, trilhas ou locais de acampamento, e em local onde não seja necessário remover a vegetação. Traga o papel higiênico utilizado de volta.


Não use sabão nem lave utensílios em fontes de água.

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: