DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Penedo: novo decreto deve flexibilizar capacidade de hotéis e pousadas


Um comitê de representantes do setor hoteleiro de Penedo esteve reunido nesta quarta-fera (1) com o Prefeito de Itatiaia, Vaninho Rodrigues e o Secretário de Saúde do município, Leandro Oliveira, para pedir que o percentual de lotação dos estabelecimentos , hoje em 70%, seja extinto.


Estiveram presentes no encontro Marcelo Carrasco presidente do CONRETUR (Conselho Regional de Turismo da Região das Agulhas Negras) e proprietário da Pousada Villa Luna, Kiko Santa Rita presidente da Pró-Penedo e proprietário do Hotel da Cachoeira além de Rafael Saleh, representante da Pousada do Lago.


A reunião durou cerca de uma hora, e os empresários aproveitaram o tempo para explicar que o momento é oportuno para que os estabelecimentos retomem sua normalidade já que todos seguem rigorosamente todos os protocolos de segurança e a situação em relação a vacinação no município pesa à favor da mudança. O comitê também apontou que desde que as restrições de capacidade foram impostas no município, raros foram os casos de funcionários contaminados pelo vírus da Covid-19.


Itatiaia hoje , de acordo com o último boletim do Mapa de Risco da Covid-19 divulgado no dia 25 deste mês, está em bandeira amarela, que representa baixo risco de contaminação. Segundo o secretário Leandro de Oliveira, todos em Itatiaia já receberam a primeira dose e o percentual de pessoas que já se imunizou completamente, com a aplicação da segunda dose, está acima das expectativas.


Kiko Santa Rita ponderou também que é preciso que a Prefeitura dê um apoio fiscal aos estabelecimentos já que durante a pandemia a maioria sofreu prejuízos significativos com a baixa ocupação e o aumento de impostos. "É preciso que alguma coisa seja feita. O IPTU de 2017/18, por exemplo, teve um aumento de cerca de 200%. A alicota que era de 0.6 % subiu para 2 %. Não está fácil. É preciso encontrar alguma maneira de amortizar esses gastos." sugeriu Santa Rita.


Prefeito e secretário ouviram atentamente as demandas do grupo e se mostraram convencidos em relação ao aumento da capacidade de lotação de pousadas e hoteis. No entanto, explicaram que a decisão não é monocrática e precisa ser aprovada também pelo Conselho Municipal de Saúde e o Comitê de Crise para Coordenação de Medidas de Prevenção à Covid-19.


Caso isso aconteça ainda essa semana , o novo decreto previsto para sexta-feira (3) - que deverá anunciar a prorrogação do período de funcionamento de bares e restaurantes para as 2h da madrugada - poderá trazer novidades também em relação ao pedido dos hoteleiros flexibilizando ainda mais a capacidade de lotação de hoteis e pousadas.


"A reunião foi extremamente válida, tanto prefeito como secretário foram muito receptivos em relação as nossas demandas e indagações em relação a um novo decreto e acho que fomos capazes de mostrar o trabalho que estamos fazendo em nossas empresas, junto com o poder público e a vacinação em relação aos cuidados com o vírus da Covid-19. Foi muito bacana." disse, otimista, Marcelo Carrasco no final do encontro.


Para Kiko Santa Rita a impressão que ficou é a de que "os governantes de Itatiaia não veem o turismo como fonte geradora de renda e receita, isso é nítido, até porque os dados em relação a Covid-19 mostram que a capacidade já poderia estar a 100% há muito tempo. Eu entendo que a prefeitura precisa ter respaldo, mas acho que isso ela já tem faz tempo, , tanto pelo avanço da vacinação quanto pelo baixo índice de contágio dentro do turismo. Vamos torcer pela liberação da capacidade total para que possamos, enfim, trabalhar direito."


Fonte: TV Penedo

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: