DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Os profissionais liberais e o Empreendedorismo.

Por Juliana Matos

Atualmente é bem comum ver profissionais liberais atuando de forma autônoma, estruturando seu próprio negócio. Isso porque dependendo do faturamento desses profissionais a carga tributária é muito alta.


Profissional liberal é aquele profissional que tem sua atividade regulamentada junto a um conselho, como advogados, contadores, psicólogos, médicos, etc. Antes de formalizar uma empresa é importante que cada profissional avalie seu negócio e também faça um bom planejamento financeiro e tributário com o acompanhamento de um profissional capacitado. Avaliar os custos e se planejar para iniciar um negócio é de extrema importância para que não tenha surpresas indesejadas no meio do caminho.


Importante ressaltar que os profissionais com profissão regulamentada não podem formalizar empresa como Micro Empreendedor Individual.


Buscar informações junto aos conselhos que regulamentam cada profissão também importante, uma vez que cada classe tem suas particularidades. A OAB por exemplo não permite que ao constituir uma empresa com a atividade de Serviços advocatícios, tenha no mesmo CNPJ outras atividades inseridas.


Avalie e se programe para os custos de abertura do seu CNPJ, você terá custos com a junta comercial do seu estado, com as taxas da prefeitura da sua cidade, com a aquisição de um certificado digital, com o pagamento da anuidade do conselho para o CNPJ e com a contratação de um profissional para fazer a abertura da sua empresa.


E não deixe de entender também quanto terá de custo com encargos do seu negócio, ter noção sobre a forma de tributação da sua empresa é muito importante.

Se planeje e Vamos Empreender!


Existe para a abertura de empresa algumas particularidades de acordo com o conselho de cada classe.



Juliana Matos é contadora, mãe da Alice de Cinco anos, é servidora municipal e empreendedora autônoma horas vagas. Possui uma página no instagram (@julianamatoscontadora) onde leva informações de contabilidade e empreendedorismo para facilitar o dia a dia de pequenos empresários.



VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: