DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Nova onda de frio: temperaturas muito baixas e risco de neve no Parque Nacional de Itatiaia


Uma nova frente fria vai avançar pelo Brasil nesta semana, a sua poderosa massa de ar polar está chamando a atenção dos meteorologistas, tudo indica que ela será poderosa o suficiente para provocar a maior onda de frio dos últimos 13 anos no Brasil. O estado do RJ começa a semana sobre a influência de uma grande massa de ar seco, os próximos dias ainda vão amanhecer frios em todas as regiões do estado, principalmente no médio Paraíba Fluminense e região Serrana, os distritos mais elevados dessas regiões ainda podem registrar mínimas inferiores aos 10°C.


A frente fria começa a avançar pelo estado do RJ nas primeiras horas de quarta-feira (28/07), a nebulosidade já começa a aumentar em grande parte do estado já pela manhã, a partir da tarde e noite existe o risco de ocorrer algumas pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade em pontos isolados do estado, principalmente na faixa litorânea. A sensação de frio vai aumentando ao longo do dia conforme a frente fria for avançando, as temperaturas máximas já não devem ultrapassar os 24°C em grande parte do estado.


Risco de neve no Parque Nacional do Itatiaia

Modelos numéricos como o GFS e ECMWF estão indicando temperaturas negativas e uma pequena possibilidade de neve de fraca intensidade, de forma rápida e estritamente localizada na parte mais alta do Parque Nacional do Itatiaia em algum momento entre a madrugada de sexta-feira (30/07) e madrugada de sábado (31/07). É preciso ter muita cautela, pois os modelos numéricos oscilam o tempo todo, ainda não tem nada confirmado.


Caso a previsão se confirme não será a primeira vez que ocorre a precipitação de neve na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, em 1867 houve o primeiro registro de neve que se tem notícia, os registros de neve mais recentes no parque datam de 1972, 1976, 1977, 1978, 1979, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985 (um dos maiores registro de neve do Brasil), 1988, 1999, 2000, 2001, 2004, 2007 e 2012.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!

Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias, acompanhe a nossa página diariamente para ficar por dentro de tudo que vai acontecer daqui para frente. Nós estamos sempre trazendo atualizações e alertas meteorológicos para te deixar bem informado.

O Brasil ainda vive o pior momento da pandemia de Covid-19, faça a sua parte, use mascara e evite ao máximo aglomerações.


Fontes: CPTEC/INMET (Windyty, GFS e ECMWF)

Equipe Monitoramento.Climático.Fluminense

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: