DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

NOSSA NATUREZA: Ave endêmica foi batizada, em inglês, com o nome do Parque: Itatiaia Spinetai


Você sabia que temos uma ave endêmica dos Altiplanos do Sudeste, que foi batizada, em inglês, com o nome do Parque Nacional de Itatiaia? A Itatiaia Spinetail.


A Garrincha-Chorona (Asthenes moreirae) é encontrada exclusivamente no Brasil, numa pequena região localizada na divisa dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.


Habita campos arbustivos existentes no alto de serras, como no Parque Nacional do Itatiaia.

Alimenta-se de insetos e alguns pequenos frutos, normalmente em pequenos grupos na vegetação arbustiva. Movimenta-se graciosamente entre as folhagens coletando suas presas.


O Parque Nacional do Itatiaia está entre os melhores destinos do Brasil para observação de aves por possuir em seu território diversas espécies, como endêmicas (que só existem por aqui) atraindo observadores e pesquisadores de todo o mundo. Estudos confirmaram 363 espécies só dentro do PNI. Se somadas às encontradas no vizinho Parque Estadual da Pedra Selada - as duas unidades de conservação compõem a mesma região -, são 397 espécies.


Foto: Luiz Carlos Ribenboim

Fonte: ICMBIO


VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: