DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

MÊS LETAL: Só em março, Itatiaia registrou 9 mortes por Covid-19


Itatiaia, 31/03/2021 – No Brasil, o mês de março se encerra com o montante de 66.868 óbitos, mais do que o dobro das mortes anotadas em julho de 2020, o segundo pior mês da pandemia --quando registramos 32.912 vítimas da doença. É o que mostra novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h de quarta.

E os números apontam que a cidade de Itatiaia, assim como tantos outros municípios, tem sentido e vivido essa letalidade, o agravamento da situação e o aumento no número de casos e mortes. Só de 1º a 31 de março, o município registrou 9 mortes por Covid-19, aproximadamente, uma morte a cada 3 dias.

Segundo o último levantamento da Vigilância Epidemiológica de Itatiaia, o município soma

1308 casos confirmados, 33 óbitos e 45 pessoas estão doentes. Nos últimos dois dias, a cidade registrou duas mortes: na noite da terça-feira, dia 30 de março, veio à óbito a conselheira Tutelar, Maria Vicentina Do Nascimento Rodrigues foto à direita), em decorrência de complicações da Covid-19. Vicentina atuava no Conselho Tutelar de Itatiaia há mais de dez anos.

E hoje, 31 de março, faleceu, aos 49 anos, o empresário e vereador suplente, Samuel de Pinho Ribeiro, o Samuel da Farmácia (foto à esquerda).


Recomendações de Saúde

Com a piora na pandemia, os cuidados sanitários devem ser reforçados. Ainda é preciso usar máscara em público e sempre que estiver perto de alguém que mora em casa diferente. Se houver possibilidade de infecção em casa, é preciso usar máscara também.


Um teste negativo não deve ser visto como garantia para ver amigos ou parentes. As recomendações para manter o distanciamento social e lavar as mãos com frequência continuam.


Medidas tomadas pela Prefeitura

A Prefeitura de Itatiaia decretou medidas que complementam o trabalho de enfrentamento da segunda onda da pandemia da Covid-19. O horário de atendimento presencial ao público em bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, trailers, food-trucks e salões de festas foi reduzido e passa a ser até às 22h. Após esse horário serão permitidas apenas as modalidades delivery, drive-thru e entrega rápida com retirada do produto no estabelecimento (take-away).


Conforme o decreto, os estabelecimentos poderão continuar com suas atividades desde que cumpram, além das medidas sanitárias de prevenção à proliferação do coronavírus, regras como limite de ocupação em 60%, proibição de público em pé, distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas; afastamento mínimo de 1,5 metros de distância entre as mesas e proibição de pista de dança.


O limite de 60% de ocupação para reserva em pousadas, hotéis e similares, segue inalterado e os estabelecimentos devem adotar todas as medidas sanitárias e de distanciamento necessárias para evitar a proliferação do vírus. Determinações como a proibição da permanência de pessoas nas vias, áreas e praças públicas no horário de 23h às 05h e de qualquer tipo de aglomeração de pessoas nos espaços públicos de Itatiaia, como ruas, praças e logradouros públicos continuam em vigor. A permanência em rios, lagoas e cachoeiras no Município de Itatiaia também está proibida.


Até o dia 4 de abril, feriado prolongado decretado pelo Governo do Estado, pela Lei nº 9.224/21, o expediente dos servidores municipais será normal nos dias 26 e 31 de março e 01 de abril. Porém deverá acontecer, de preferência, fora dos locais onde desenvolvem as suas atividades, podendo ser realizado à distância, em home office, desde que observada a natureza do serviço e o não prejuízo da atividade. No mesmo período do feriado prolongado, o atendimento presencial ao público na Prefeitura Municipal de Itatiaia e nas demais repartições públicas, estão suspensos, salvo os casos de extrema urgência e a prestação de serviço público essencial.


As atividades escolares presenciais na rede privada de ensino em todo o território do Município de Itatiaia estão suspensas até 4 de abril.

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: