DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Lei Federal: agentes comunitários de saúde e de combate a endemias têm salários reajustados


Em atendimento a Lei Federal nº 13.708/ 2018, a Prefeitura de Itatiaia concluiu na última semana o pagamento do novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE).


A lei da união prevê o reajuste de forma escalonada, entre os anos de 2019 e 2021 e em conformidade com o dispositivo, no município, os salários passaram de R$ 1400,00 em 2020 para R$ 1550,00, tendo como data base o mês de janeiro.


O novo piso foi oficializado em Itatiaia através da lei municipal nº 1.143, publicada em 26 de março, no Boletim Oficial do município. O pagamento do novo valor aconteceu no final de março e a diferença, retroagindo a janeiro de 2021, foi paga na última semana, por meio de folha complementar.


Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm como função acompanhar as famílias da comunidade orientando sobre as formas de acesso ao SUS. Além disso, trabalham com o mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais da região.


Os agentes de endemias são profissionais que trabalham no combate de doenças consideradas epidemiológicas. Dentre as suas atribuições está a vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios com o objetivo de combater focos endêmicos.

Fonte e foto: AECOM PMI

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: