DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

“Jardim Fantástico”: Rafael Fioratto lança exposição de arte inclusiva, no Parque Nacional

A exposição ficará aberta à visitação, no Centro de Visitantes, do Parque Nacional de Itatiaia, até o dia 21 de outubro.

O artista plástico, Rafael Fioratto, lançará nesta quarta-feira (21), sua nova exposição: “Jardim Fantástico”, em parceria com o Parque Nacional de Itatiaia e a Secretaria de Educação, por meio do Espaço das Artes. A abertura acontecerá às 15h, no Centro de Visitantes do Parque Nacional.


A exposição, inclusiva, que integrará a VI Semana da Acessibilidade do Parque Nacional, conta com dez obras que compõem um jardim fantasioso com plantas, insetos e animais gigantes que permitem aos deficientes visuais sentir as diferentes formas, volumes, texturas e cheiros.


De acordo com o artista, de forma inédita em seu trabalho, os deficientes visuais são convidados a tocar as obras e senti-las “Em certo momento, os itens se tornam gigante, como a margarida e a aranha, por exemplo, que estão em escala muito aumentada para permitir uma leitura tátil” – explicou.


As obras são revestidas com a técnica de papietagem, onde camadas de papel são coladas manualmente até revestir toda a obra, além de medirem um metro quadrado e ter em sua estrutura madeira de reaproveitamento.

O artista, Rafael Fioratto

- Esse foi um dos cuidados que tivemos ao pensar o suporte para a exposição, procurei madeira de descarte e encontrei caixas utilizadas em transporte marítimo. Essa madeira cumpriu a tarefa de ser caixa, agora estrutura as obras de arte – diz Fioratto.


O “Jardim Fantástico” de Rafael Fioratto ficará aberto à visitação, no Centro de Visitantes, do Parque Nacional de Itatiaia, até o dia 21 de outubro.


SERVIÇO:

Lançamento da Exposição “Jardim Fantástico”

21 de setembro, às 15h

Centro de Visitantes – Parque Nacional de Itatiaia

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: