DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Itatiaia vai participar das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil em 2022











A Academia Itatiaiense de História, representada pelo membro, professor e artista plástico, Rafael Fioratto, participou de uma reunião do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro sobre as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil no ano de 2022.


O encontro foi realizado de maneira remota e contou com a participação de representantes de 12 Institutos Históricos e Academias de História municipais fluminenses.


- Considerando a perspectiva das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil no ano de 2022, nosso Instituto está se engajando em mobilização comandada pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro para construir uma agenda específica que integre a rede de institutos históricos pelo país. Essa iniciativa participa de mobilização nacional liderada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC de construção de uma agenda integrada no plano nacional de eventos relacionados à efeméride nacional – relatou Paulo Knauss, que é professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde integra o Laboratório de História Oral e Imagem. Atualmente é diretor do Museu Histórico Nacional. .


A expectativa é construir igualmente uma agenda compartilhada para valorizar a contribuição dos municípios fluminenses no processo de Independência e de construção do estado nacional.


- Participar deste momento está sendo um privilégio, pois o bicentenário da independência será um momento importante de reflexão sobre a história política brasileira. Vamos pesquisar sobre os impactos até a independência teve diretamente e indiretamente nas cidades fluminenses e Itatiaia participará envolvendo os processos educativos – relatou o membro da Academia de História de Itatiaia, Rafael Fioratto.


Conheça o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro https://www.ihgb.org.br/


VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: