DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Itatiaia terá eleições suplementares no dia 13 de março de 2022

Atualizado: 6 de dez. de 2021


Em sessão plenária virtual, realizada na tarde desta sexta-feira, dia 03 de dezembro, o TRE- Tribunal Regional Eleitoral definiu a data de 13 de março para a realização das eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito de Itatiaia. Esta é a terceira data já que o município teve duas eleições suplementares canceladas esse ano. Na sessão, o colegiado aprovou por unanimidade a data e ainda as instruções e o calendário eleitoral para o pleito.


Assista a decisão:

Entenda: A “história” das eleições suplementares de Itatiaia já dura praticamente um ano. Tudo começou no dia 15 de dezembro de 2020, quando os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acolheram recurso movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a decisão do TRE-RJ que deferiu o registro de candidatura do concorrente mais votado nas urnas, Eduardo Guedes (PSC). De acordo com comunicado do TSE, por maioria, o Plenário do TSE decidiu anular a eleição majoritária do município sob o argumento de que, caso fosse empossado, o prefeito exerceria o terceiro mandato consecutivo, contrariando, assim, a norma disposta no parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição Federal.

Depois disso, o vereador Imberê Moreira já chefiou o Executivo, sendo afastado pelo MP e atualmente, está à frente da Prefeitura, o vereador Silvano Rodrigues, o Vaninho.

Na última eleição suplementar que foi cancelada, os candidatos eram: Vaninho e Dudu Pereira; Irineu Nogueira e Denilson; Sampaio, Dr. Márcio Braga e Leonardo; Rafael Borher; e Fabíola Rodrigues e Ricarda Helena

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: