DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Itatiaia substitui Centro de Tratamento por área de triagem de síndromes respiratórias


A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, implantou uma área de Triagem para Síndromes Respiratórias, anexa ao Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, no bairro Jardim Itatiaia. A área substituirá o Centro de Tratamento da Covid-19, que também tinha sua instalação anexo ao hospital.

De acordo com o diretor técnico do Hospital Municipal e presidente do Comitê de Combate à Covid-19, Dr. Luiz Alexandre Cabral, a retirada do centro de tratamento (tenda Covid) e implantação dessa área de triagem só foi possível graças ao número elevado da imunização e a redução de internações, óbitos e números de casos de Covid-19. Todas as pessoas com algum sintoma de gripe ou distúrbio respiratório devem buscar atendimento no Centro de Triagem.


- O trabalho incansável do setor de imunização é um dos principais fatores. Avançamos muito na vacinação e estamos com mais de 75% da população-alvo imunizada com duas doses da vacina ou com a vacina de dose única. Além disso, o número de casos e internações reduziu significativamente. Em outubro, por exemplo, tivemos apenas uma internação de um paciente residente de Maromba. O número de atendimentos caiu 1/3, se comparado ao mês de abril quando tivemos um alto número de casos. Não temos fila de espera para interações por Covid-19 e contamos com os leitos no Hospital Regional, referência para o município – explicou o diretor.


Segundo o secretário de Saúde de Itatiaia, Leandro de Oliveira, a partir de agora, a triagem de síndromes respiratórias será mantida de forma permanente.


- Esse espaço auxilia na prevenção e possibilita um ambiente mais arejado e sem aglomerações. É muito importante a triagem, pois por meio dela, separamos os casos dos outros atendimentos do hospital, dando mais segurança aos pacientes e aos profissionais, sendo Covid ou outro distúrbio respiratório. A retirada do centro de tratamento, cuja toda estrutura era alugada, vai representar economia de 41.900,00 mensais – afirmou Leandro de Oliveira.


O Centro de Triagem atenderá diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, ficando à disposição da população um médico, bem como dois profissionais de enfermagem.

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: