DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Itatiaia: sorteio de urnas para auditoria acontece neste sábado (12)

Representantes de partidos políticos, do MPE e da OAB são convidados a acompanhar o procedimento, que é aberto à fiscalização pública.

Itatiaia, 10/03/2022 - A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) realiza neste sábado (12), às 9h, a solenidade de sorteio das duas urnas eletrônicas que passarão por auditoria nas eleições suplementares de Itatiaia. Aberta à imprensa, a cerimônia será na sede do TRE-RJ, com transmissão ao vivo no perfil oficial do TRE-RJ no Facebook. Liderado pelo presidente da Cave, juiz Marcel Laguna Duque Estrada, o sorteio é público. Partidos políticos, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são convidados a participar da cerimônia.


Uma das urnas sorteadas será submetida à auditoria para verificação do funcionamento sob condições normais de uso, que acontece na sede do TRE-RJ, no domingo (13), data do pleito, no horário da votação oficial, das 7h às 17h. O procedimento consiste numa votação simulada, que é realizada sob monitoramento de câmeras, com transmissão ao vivo no canal oficial do Tribunal no YouTube.


No sábado, véspera do pleito, representantes de partidos políticos e de entidades fiscalizadoras entregam ainda as cédulas de papel, preenchidas com números dos candidatos reais que concorrem em Itatiaia. Esses votos em papel são depositados em urnas de acrílico, que são lacradas em seguida. No domingo (13), as urnas serão abertas e integrantes da equipe de apoio da Comissão de Votação Eletrônica (Cave) irão digitar os votos manuais na urna eletrônica trazida para a sede do TRE-RJ e instalada numa seção eleitoral monitorada por câmeras.


O resultado obtido pela apuração do voto em papel deve ser idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico. A comparação dos dois resultados na auditoria demonstra a inexistência de desvios de voto na mídia (software) usada nas urnas e, portanto, de fraude no processo eletrônico de votação. As mídias de candidatos são geradas a partir de uma única matriz, por isso, são idênticas em todas as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições suplementares do município.


Auditoria na seção eleitoral

Já a outra urna sorteada neste sábado (12) passará pela auditoria para verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, que acontece também no domingo do pleito, na seção eleitoral em Itatiaia. Comandada pelo juiz eleitoral, o procedimento ocorre antes do início da votação, que tem início às 7h. O objetivo é verificar a autenticidade (assinaturas digitais) e a integridade (resumos digitais) das mídias (softwares) instaladas nas urnas eletrônicas.


Há pelo menos oito formas de auditar publicamente o processo eletrônico de votação. Conheça todas elas aqui.

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: