DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Itatiaia registra dois casos suspeitos de Varíola dos Macacos


A Prefeitura de Itatiaia, através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de informar que registrou dois casos suspeitos da nova Varíola dos Macacos (Monkeypox) no município.


De acordo com a nota enviada, uma mulher está em isolamento domiciliar porque apresentou febre, dor de cabeça e lesões de pele compatíveis com a doença e um homem que também apresenta lesões na pele, está internado no Hospital Municipal, devido a complicações de outras doenças. Os dois pacientes passam bem e estão sendo acompanhados por profissionais da saúde enquanto aguardam o resultado dos testes laboratoriais.

A Prefeitura pede para que, em caso de sintomas (febre, dor de cabeça, mal-estar, cansaço e lesões na pele ou mucosas) a pessoa procure uma unidade de saúde.


Varíola dos Macacos

A varíola dos macacos é transmitida pelo monkeypox, vírus que pertence ao gênero orthopoxvirus da família Poxviridae, e é considerada uma zoonose viral com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a OMS.


A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos.


Fonte: PMI

Foto: Getty images

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: