
O setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde começa a vacinar nesta quarta-feira (10), contra a influenza, toda a população, a partir de seis meses de idade. A imunização atende a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
Além da vacinação contra a influenza, também estará disponível a vacina Pfizer Bivalente contra a Covid-19, para pessoas acima de 18 anos e que atendem os critérios de vacinação.
A coordenadora do setor de Imunização, Andréa Millen, informa que o município vai seguir a orientação da Secretaria Estadual de Saúde, por entender a importância da imunização e prevenção.
- A partir desta data estaremos vacinando toda população, a partir de seis meses contra Influenza e, a partir de 18 anos, com a Pfizer Bivalente - afirma.
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 967.434 doses da vacina contra a influenza foram aplicadas em quase sete milhões de pessoas, quantitativo que representa 15,70% do público-alvo definido pelo PNI (Plano Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde, cuja meta é de 90% dos grupos prioritários.
A vacinação contra a influenza vai até o dia 31 de maio, podendo ser administrada simultaneamente com outras do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos, exceto para crianças de 5 a 11 anos de idade.
As autoridades sanitárias informam que quem teve Covid-19 tem que aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou resultado positivo do exame para receber a vacina contra gripe. Para os doadores regulares de sangue, a Anvisa orienta que os vacinados esperem 48 horas para a doação.
Quem estiver com febre moderada ou grave deve adiar a ida ao posto para se vacinar. A vacina contra gripe é contraindicada para pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.
Fonte: Assessoria de Comunicação