De acordo com o setor de Imunização, em dois dias foram vacinados 597 pessoas, sendo aproximadamente 80% da quantidade esperada para o reforço.

Desde a última quinta-feira (08) e até esta terça-feira (13), Itatiaia está imunizando moradores com 60 a 63 anos, com a segunda dose da vacina Astrazeneca (Oxford). De acordo com o setor de Imunização, em dois dias foram vacinados 597 pessoas, sendo aproximadamente 80% da quantidade esperada para o reforço.
Nesta terça-feira (13), o calendário segue exclusivo para a D2 desse público alvo. Para o morador que vai tomar a segunda dose, é preciso apresentar o cartão de vacinação onde consta a aplicação da primeira dose. A coordenadora de Imunização, Andrea Millen, reforçando a orientação para que as pessoas não deixem de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
- A segunda dose garante a eficácia da vacina. CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), precisam das duas doses, em intervalos diferentes. Quando o indivíduo não completa o ciclo vacinal, ou seja, não toma as duas doses recomendadas, não tem a imunização esperada e fica mais propenso à infecção – destaca.
Até o momento, foram imunizadas, em Itatiaia, 13.587 pessoas com a primeira dose da vacina, o que representa 57,68% do público vacinável e 4.853 pessoas, com a segunda dose, sendo 20% do público vacinável, que é estimado em 23.552 pessoas.
Na quarta-feira (14) o cronograma volta a ser por idade, contemplando moradores de 40 anos.