DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Itatiaia adere projeto “Cidades, salvem seus rios!"


A Prefeitura de Itatiaia, através das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, e a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Planetapontocom, firmaram nesta sexta-feira (26/08) um Termo de Cooperação para desenvolver o projeto “Cidades, salvem seus rios! Itatiaia” nas unidades escolares da rede municipal. Participaram do evento de assinatura do documento o prefeito Irineu Nogueira, a Secretária de Educação Solange Miranda e o Secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Freitas, além da diretora da Planetapontocom, Silvana Gontijo.

A iniciativa pretende realizar ações educativas, ao longo de dois anos letivos, voltadas para o protagonismo infanto-juvenil, buscando motivar e mobilizar as escolas a conhecerem os rios mais próximos a elas, levando os estudantes a uma reflexão sobre o papel de cada um na recuperação dos mananciais.

De acordo com a diretora da Oscip, o projeto é um convite a professores, alunos e comunidades para serem protagonistas da ação de transformar sua realidade ambiental. O projeto “Cidades, salvem seus rios! Itatiaia” terá como principal suporte uma plataforma digital, com informações georreferenciadas do município, sobre cada uma das escolas da rede municipal de ensino, sobre todos os rios que nascem ou cortam Itatiaia e suas bacias.


“Os educadores são orientados para, junto com seus alunos, buscar as informações sobre seus rios. Eles vão a campo e levantam as informações de história, geografia, ciências da natureza (fauna, flora, geomorfologia, lixo, esgoto, ciclo da água e bioma) dentre outras. Os professores recebem uma cartilha online contendo todas as informações e sugestões de como desenvolver o seu projeto interdisciplinar, por ano letivo. Além da plataforma, estará disponível para docentes e gestores uma capacitação através de aplicativo e conteúdo de apoio para professores e alunos”, explica Silvana.


A Secretária de Educação, Solange Miranda, e o Secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Freitas, ressaltaram a importância do projeto e destacaram a importância de iniciativas que tenham como foco o conhecimento sobre os mananciais do município e a necessidade de proteger os cursos dágua. “Ações que invistam na educação, na preservação e recuperação do patrimônio histórico, cultural e ambiental, são essenciais para a sociedade”, afirma a Secretária de Educação.


Fonte: PMI

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: