DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

FRIO: Quais as chances de nevar no Parque Nacional do Itatiaia?

A parte alta do Parque Nacional do Itatiaia já registrou a precipitação de neve diversas vezes: em 1867 houve o primeiro registro de neve que se tem notícia...

No último fim de semana os modelos numéricos GFS e ECMWF projetavam uma possibilidade muito pequena de precipitação de neve na parte mais alta do Parque Nacional do Itatiaia nessa reta final do mês de julho. Isso estava sendo previsto devido a passagem de uma frente fria seguida de uma poderosa massa de ar polar com deslocamento oceânico. A frente fria chegou ao estado do RJ na manhã desta quarta-feira (28/07), a sua massa de ar polar também já começou a derrubar as temperaturas por todo o estado, e como foi previsto o frio vai aumentar em todas as regiões Fluminenses nas próximas horas.


Como podemos observar, parte da previsão se confirmou, mas atualmente a previsão de neve na parte alta do parque diminuiu ainda mais segundo as últimas atualizações dos mesmos modelos numéricos, no momento praticamente não existe quase nenhuma condição para que o fenômeno de fato ocorra.


Caso você queria se aventurar subindo até a parte alta do parque é melhor ir sem grandes expectativas em ver a neve, também recomendamos que entre em contato com a administração do parque para saber se eles vão estar recebendo turistas, afinal estamos no meio de uma pandemia, o que acaba impondo inúmeras restrições em espaços públicos.


A parte alta do Parque Nacional do Itatiaia já registrou a precipitação de neve diversas vezes: em 1867 houve o primeiro registro de neve que se tem notícia, os registros de neve mais recentes no parque datam de 1972, 1976, 1977, 1978, 1979, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985 (um dos maiores registro de neve do Brasil), 1988, 1999, 2000, 2001, 2004, 2007 e 2012.


Foto da nevasca de 1985, a maior da história do parque e a terceira maior do Brasil.


Fonte: Equipe Monitoramento.Climático.Fluminense https://www.facebook.com/monitoramentoclimaticofluminense

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: