DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Frente fria mudará o tempo em todo o estado do RJ no final dessa semana


A circulação anticiclônica provocada pela Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) vai continuar influenciando o tempo em todas as regiões Fluminenses até pelo menos a quinta-feira (27/01). Até lá o movimento de subsidência do ar provocado pela ASAS vai continuar dificultando a formação de nuvens de chuva no estado do RJ, por isso a expectativa é que o tempo seco e quente continue presente. Nesse período citado as temperaturas máximas no estado do RJ vão variar entre 34 e 38 graus.


Obs: Nesse mesmo período citado existe uma pequena possibilidade de ocorrer temporais rápidos e isolados em áreas da região Serrana, Serra da Mantiqueira e arredores. Isso pode ocorrer devido à convecção favorecida pelo relevo local.


Na sexta-feira (28/01) a aproximação de uma frente fria vai mudar os padrões de ventos impostos pela ASAS, a partir daí começam a retornar as condições de temporais em áreas do sul Fluminense, Grande Rio, região Serrana e dos Lagos. O norte e noroeste Fluminense ainda permanecem sob efeito da ASAS, mas isso muda em seguida.


A nova frente fria vai conseguir furar o bloqueio atmosférico de vez apenas no sábado (29/01), por isso já pela manhã será observado o aumento da nebulosidade em parte do estado, a partir da tarde áreas de instabilidades associadas ao deslocamento da frente fria começam a provocar temporais mais generalizados no centro-sul Fluminense, entre a tarde e noite os temporais voltam a atingir áreas do centro-norte Fluminense.


Após a passagem da frente fria os ventos mudam de direção sobre o estado do RJ, a presença de uma fraca massa de ar polar em alto-mar vai empurrar os ventos úmidos e mais frescos em direção a faixa leste do sudeste do Brasil, por isso a tendência é que o último domingo do mês de janeiro seja com tempo máximas abaixo dos 30 graus em todas as regiões Fluminenses.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES!

Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias.


Fontes: CPTEC/INMET (Windy, GFS e ECMWF)

Equipe M.C.F

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: