
Nesta sexta-Feira (14/03), um cavado na média troposfera começa a avançar mais para nordeste, adentrando mais no centro sul do Brasil influenciando também o estado do Rio de Janeiro a partir da tarde.
A Sexta será marcada pela passagem desse cavado sobre a região Sudeste, forçando um retorno de umidade na região. Estes fatores mais uma atmosfera instável devem levar a formação de tempestades.
As mesmas devem ser potencialmente intensas.
Esperamos que pontualmente, alguns altos acumulados e transtornos ocorram. Salientando: de forma isolada.
Também é um dia que fica sujeito a ocorrência de tempo severo devido ao cisalhamento provocado pelo cavado.Mas sempre de forma isolada.
No Sábado (15/04), deveremos ter um princípio de formação de um sistema de baixa pressão na costa do Rio de Janeiro, que junto de um cavado entre o RJ, ES e MG provocará uma confluência de umidade que tende a provocar tempo instável com formação de tempestades entre a tarde e a noite.
Altos acumulados tendem a ocorrer de forma bem localizada, se projetando a princípio potenciais para acumulados superiores a 50 mm em alguns pontos. Tempo severo de forma isolada também é, a princípio, esperado.
E o Domingo (16/04), deverá ser com muita variação de nebulosidade com chuva a qualquer hora, principalmente entre a tarde e a noite. Risco de tempestades, a princípio, é baixo. Mas alguns acumulados expressivos tendem a ocorrer de maneira isolada no estado.
Fonte: Monitoramento Climático Fluminense