DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Fevereiro vai terminar com muito sol e calor no estado do RJ

Para a região sul Fluminense e região serrana as condições de chuva começam a perder intensidade somente no comecinho de março...

Itatiaia, 21/02/2022 - O mês de fevereiro nem chegou ao fim e muitas cidades Fluminenses já ultrapassaram com facilidade todo a média de chuva para o mês, que é bem elevada, acima de 200 mm em grande parte do estado.


Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se desconfigurar.

Nesta segunda-feira (21/02), o deslocamento de um cavado pela região sul do Brasil vai contribuir para desconfigurar a ZCAS, porém ainda assim, durante a maior parte do período, o sistema estará atuante, com isso os episódios de chuvas intensas em curto período de tempo e acumulados mais elevados poderão ocorrer principalmente em áreas da região Serrana, norte e noroeste Fluminense. Nas demais regiões do estado a chuva ainda vai variar entre fraca e moderada intensidade a qualquer momento do dia, podendo ocorrer alguns episódios de chuva forte de forma muito isolada.


Na terça-feira (22/02) a ZCAS já vai ter se desconfigurado por completo, por isso o dia já será com diminuição da nebulosidade, as temperaturas sobem rapiadamente, as máximas voltam a ficar acima dos 30°C em todo o estado do RJ, entre a tarde e noite temporais associados ao calor e disponibilidade de umidade em superfície vão favorecer a formação de nuvens carregadas, por isso nesse período são esperados temporais isolados, porém intensos, que onde cair pode vir acompanhado volumes de chuva expressivos em um curto espaço de tempo, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em pontos isolados do interior do estado. Esse padrão vai se manter em todas as regiões Fluminenses até pelo menos a quinta-feira (24/02).


Para a região sul Fluminense e região serrana as condições de chuva começam a perder intensidade somente no comecinho de março, o último final de semana de fevereiro ainda poderá ser marcado por temporais isolados devido o relevo local, são as pancadas convectivas, típicas de verão, são temporais muito isoladas, que podem vir com chuva localmente volumosa, acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES!

Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias.

Fontes: CPTEC/INMET (Windy, GFS e ECMWF).

Equipe Monitoramento Climático Fluminense

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: