DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Festival de Fondue de Penedo é a grande atração da temporada nas Agulhas Negras este ano

Atualizado: 3 de jul.


A charmosa colônia finlandesa abre as portas dos melhores restaurantes da cidade para receber os amantes da gastronomia.

Pequena Suécia / Fotografia: Yuri Vale

O frio chegou mais cedo e com ele entram em cena fondue, vinho, lareira e a busca por destinos nas regiões serranas. Aqui nas Agulhas Negras o turismo aumenta muito nessa época e, nesse ano, os turistas têm um motivo ainda mais especial para visitar a região, o Festival de Fondue de Penedo, que acontece até 14 de agosto. A charmosa colônia finlandesa abre as portas dos seus melhores restaurantes para receber os amantes da gastronomia. A tradicional receita suíça foi se espalhando pelo mundo e ganhando releituras de acordo com as tradições de cada região, mas uma coisa todas as receitas têm em comum, usam um blend de queijos regionais.


Aqui no Brasil temos a ideia de que o queijo certo para se fazer um bom fondue é o Suíço, mas não é verdade e o Festival de Fondue de Penedo vai mostrar isso. Os chefes vão produzir receitas autorais unindo a técnica europeia a produtos da região. “Uma tendência da gastronomia é usar técnicas do mundo todo, mas valorizando produtos locais. A graça desse festival é trazer o produto local usando as técnicas dessa comida que talvez seja uma das mais charmosas do inverno. Hoje o Brasil virou um grande produtor de queijo, então vamos valorizar o produto local e fazer um fondue brasileiro. Penedo faz fronteira com o Sul de Minas, daí a ideia de usar esses queijos locais e cada restaurante fazer uma versão diferente de fondue”.


A fala é do produtor do evento Fred Weissman. Com mais de 25 anos de experiência no ramo de eventos e gastronomia no Rio de Janeiro, o empresário e produtor é um grande defensor da comida de verdade, local e dos pequenos produtores. Um dos objetivos dele com o Festival é incluir Penedo nos melhores roteiros turísticos e gastronômicos do país. Comprometido com o desenvolvimento da região, o evento pretende promover não só uma experiência gastronômica, mas uma verdadeira imersão no que há de melhor nas Agulhas Negras, que é o destino perfeito para os amantes da natureza. O Festival de Fondue de Penedo pretende promover uma experiência memorável para aqueles que vierem para a região nesse período. Além de saborearem um incrível menu degustação harmonizado com excelentes vinhos, os visitantes encontrarão uma série de atividades que vão tornar sua estadia em Penedo inesquecível.


SERVIÇO

Festival de Fondue de Penedo

De 14 de junho a 14 de agosto de 2022

Penedo - Itatiaia, RJ

www.festivaldefondue.com.br

Instagram: @festivaldefondue

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: