DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Espaço INB, aberto ao público, é inaugurado em Resende


A Indústrias Nucleares do Brasil - INB inaugurou o Espaço INB Resende, localizado ao lado da portaria principal da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) no distrito de Engenheiro Passos - Resende/RJ. O Espaço, que fica em uma área cercada pela natureza, será aberto ao público e tem como objetivo a divulgação das atividades da empresa através de uma exposição permanente, bem como a promoção de aprendizado sobre sustentabilidade, cultura, ciência nuclear e inovação.


O Espaço é a concretização de um sonho antigo da INB e foi pensado para ser um ambiente no qual a empresa possa receber mais visitantes, ampliando assim o programa de visitação e as ações de educação ambiental, que apesar de serem condicionantes do licenciamento do Ibama, têm sido objetivadas como conduta e não apenas obrigação. O presidente da INB, Carlos Freire Moreira destaca que o programa de visita à FCN continuará existindo, mas voltado para um público mais segmentado e que o Espaço INB é uma ação que vai contribuir para o Planejamento Estratégico da empresa. "Ele vai ao encontro de uma de nossas metas estratégicas que é aprimorar a comunicação interna e fortalecer a imagem institucional da INB”, pontua.


De acordo com Flávia Cristina de Almeida Cordovil Pires, bióloga e educadora ambiental da Gerência de Comunicação Institucional, proporcionar um ambiente assim para a população é importante por promover interação e conhecimento, não somente aos que estão envolvidos no setor nuclear, mas também para moradores dos arredores das instalações, desmistificando a ciência nuclear e oferecendo outro ponto de vista sobre o setor. “Nossa ideia é oferecer conhecimento de forma didática e interativa. Queremos proporcionar cada vez mais com excelência e de forma mais acessível”, declara. A bióloga conta ainda que todas as árvores presentes no local foram plantadas por empregados no ano de 2002.


O local dispõe também de uma sala para exposições temporárias que nesta abertura traz uma mostra sobre Sant’anna dos Tocos, cedida pela Prefeitura, que retrata a história do quinto distrito de Resende, submerso pelas águas do Rio Paraíba do Sul no final da década de 1960 para dar lugar à Represa do Funil. Há ainda uma sala para exibição de vídeos e realização de palestras.


Flávia também frisa que o lugar não é um ambiente no qual apenas uma pessoa vai falar, o Espaço tem como objetivo fazer com que cada um compartilhe o que sabe sobre determinado assunto para que haja aprendizado através da troca. “É o começo de uma nova e grande jornada para viver, a empresa é aberta para todos agora virem tomar conhecimento do que fazemos”, conclui.


As visitas devem ser agendadas através do e-mail: espacoinbresende@inb.gov.br

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: