DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Coronavac: Prefeitura altera data da segunda dose de idosos de 66, 65 e 64 anos

Atualizado: 4 de mai. de 2021


Itatiaia, 03/05/2021 - O setor de Imunização, da Secretaria de Saúde de Itatiaia, informou que, nesta segunda-feira, dia 03, foi necessário rever o cronograma de imunização da segunda dose dos idosos com 66, 65 e 64 anos, que receberiam esta semana (terça e quarta-feira), o reforço da Coronavac, contra a COVID-19.


A coordenadora de Imunização, Andrea Millen Penedo, explica que neste domingo, dia 2, o município recebeu, do Governo Federal, a quantidade de doses de Coronavac abaixo da esperada.


“Nossa expectativa era ter recebido 598 doses e recebemos 100. Por esse motivo, teremos que remarcar a imunização desses moradores. Nós seguimos a recomendação da assessoria estadual de marcar o retorno dos idosos para três semanas. Em nenhum momento, utilizamos a remessa que estava guardada para dose 2 em ninguém como primeira dose. Porém, não fomos reabastecidos com quantitativo para a segunda dose. Utilizamos o que tínhamos armazenado até sexta-feira passada” - destacou.

A coordenadora acrescenta que a previsão é que novas doses da Coronavac sejam entregues ao município, neste fim de semana e que serão todas utilizadas para a segunda dose desses moradores. A expectativa é a partir do dia 10, realizarmos a segunda dose dos idosos que não serão contemplados na data que estava marcada”.


A nova data para o reforço será divulgada assim que as doses chegarem a Itatiaia. Ela afirma que não haverá prejuízo na eficácia da vacina e o esquema vacinal não será perdido, mas reforça de que é preciso continuar com os cuidados e distanciamento. Em relação à Coronavac, os estudos de eficácia utilizaram janela de 14 a 28 dias para receber a segunda dose.


Na semana passada, o Setor de Imunização, realizou a segunda dose de 850 idosos com idade entre 71 e 67 anos e nesta segunda-feira, 03, 108 pessoas foram imunizadas com a dose 2. A vacinação dos moradores diabéticos, imunossuprimidos e com obesidade mórbida, com idade entre 18 e 59 anos, está sendo realizada normalmente durante toda a semana com a vacina Astrazeneca.


ESFERA NACIONAL

Nas últimas semanas, cidades de ao menos 18 estados interromperam a aplicação da segunda dose da vacina por falta de imunizantes. Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição das vacinas "depende da disponibilização dos imunizantes pelos laboratórios".


Fonte: PMI

Foto: PMI

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: