
O amanhecer de segunda-feira (08/11) ainda será abafado e com predomínio de sol em algumas áreas do estado do RJ, porém o avanço de uma nova frente fria em alto-mar vai provocar aumento da nebulosidade ainda pela manhã, a chuva retorna a partir da tarde.
Ao longo do dia as temperaturas entrem em declínio devido ao aumento da nebulosidade e o retorno da chuva, esses serão os principais fatores para a queda das temperaturas, com isso as máximas voltam a ficar abaixo dos 30 graus em todas as regiões Fluminenses.
As áreas de instabilidades associadas ao avanço da frente fria vão começar a provocar pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade em cidades de todas as regiões Fluminenses entre a tarde e noite, a chance para temporais com raios e rajadas de vento é baixa, porém existe, caso ocorra será de forma rápida e muito localizada.
Na terça-feira (09/11) a frente fria se afasta do litoral Fluminense, a circulação de ventos pós frontal provocados por uma massa de ar polar em alto-mar vai contribuir para a manutenção do tempo instável ao longo de toda a semana. Até pelo menos o sábado (13/11) esse sistema vai seguir empurrando ventos frios e úmidos sobre o estado do RJ, mantendo o céu predominantemente nublado, com risco de chuva fraca a moderada intensidade que vai e volta ao longo do dia e temperaturas máximas bem abaixo da média para o mês de novembro.
O auge desse frio fora de época ocorrerá entre quinta-feira (11/11) e sexta-feira (12/11) quando a massa de ar polar vai estar um pouco mais próxima da costa Fluminense, a tendência para ambos os dias é que as máximas fiquem abaixo dos 17 graus na região Serrana, abaixo dos 20 graus no sul Fluminense e variando entre 20 e 22 graus nas demais regiões do estado. O vento frio e úmido vão contribuir para manter a sensação térmica ainda menor.
Até o momento não há expectativa para grandes volumes de chuva, até o fim da semana os modelos numéricos estão indicando acumulados de até 50 mm em áreas do sul Fluminense, Grande Rio, região Serrana e dos Lagos. Áreas do norte e noroeste Fluminense podem registrar volumes um pouco maiores, variando entre 60 mm e 70 mm.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!
Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias.
Fontes: CPTEC/INMET (Windyty, GFS e ECMWF)
Equipe M.C.F