DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

CLIMA: previsão aponta frio e chuva no estado do RJ


O amanhecer de segunda-feira (08/11) ainda será abafado e com predomínio de sol em algumas áreas do estado do RJ, porém o avanço de uma nova frente fria em alto-mar vai provocar aumento da nebulosidade ainda pela manhã, a chuva retorna a partir da tarde.


Ao longo do dia as temperaturas entrem em declínio devido ao aumento da nebulosidade e o retorno da chuva, esses serão os principais fatores para a queda das temperaturas, com isso as máximas voltam a ficar abaixo dos 30 graus em todas as regiões Fluminenses.


As áreas de instabilidades associadas ao avanço da frente fria vão começar a provocar pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade em cidades de todas as regiões Fluminenses entre a tarde e noite, a chance para temporais com raios e rajadas de vento é baixa, porém existe, caso ocorra será de forma rápida e muito localizada.


Na terça-feira (09/11) a frente fria se afasta do litoral Fluminense, a circulação de ventos pós frontal provocados por uma massa de ar polar em alto-mar vai contribuir para a manutenção do tempo instável ao longo de toda a semana. Até pelo menos o sábado (13/11) esse sistema vai seguir empurrando ventos frios e úmidos sobre o estado do RJ, mantendo o céu predominantemente nublado, com risco de chuva fraca a moderada intensidade que vai e volta ao longo do dia e temperaturas máximas bem abaixo da média para o mês de novembro.


O auge desse frio fora de época ocorrerá entre quinta-feira (11/11) e sexta-feira (12/11) quando a massa de ar polar vai estar um pouco mais próxima da costa Fluminense, a tendência para ambos os dias é que as máximas fiquem abaixo dos 17 graus na região Serrana, abaixo dos 20 graus no sul Fluminense e variando entre 20 e 22 graus nas demais regiões do estado. O vento frio e úmido vão contribuir para manter a sensação térmica ainda menor.


Até o momento não há expectativa para grandes volumes de chuva, até o fim da semana os modelos numéricos estão indicando acumulados de até 50 mm em áreas do sul Fluminense, Grande Rio, região Serrana e dos Lagos. Áreas do norte e noroeste Fluminense podem registrar volumes um pouco maiores, variando entre 60 mm e 70 mm.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!

Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias.

Fontes: CPTEC/INMET (Windyty, GFS e ECMWF)

Equipe M.C.F

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: