DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Chuva volta com força ao estado do RJ pouco antes da véspera de Natal


A atmosfera já está no modo verão, com aquele típico padrão de predomínio de calor e pancadas de chuva sobre o estado do RJ. Porém é na terça-feira (21) que se inicia oficialmente o verão no calendário astronômico, que vai de Terça-Feira, 21 de dezembro até Domingo, 20 de março de 2022. Ainda essa semana vamos fazer uma publicação completa com as tendências meteorológicas para o verão 2021/2022.


A semana começa com tempo firme em grande parte do estado do RJ. Entre Segunda-Feira (20/12) e Quarta-Feira (22/12) o predomínio será de Sol com algumas variações de nebulosidade. As temperaturas máximas sobem e volta a ficar bem abafado. O auge do calor será na Quarta-Feira, quando as máximas voltam a passar facilmente dos 30°C em todas as regiões Fluminenses. No período citado acima a chance de chuva sobre o estado do RJ será pequena, caso ocorra será na forma de pancadas rápidas, bem isoladas e com baixo volume acumulado.


Chuva volta com força total na Quinta-Feira (23/12)

A Quinta-Feira já amanhece com excesso de nebulosidade em grande parte do estado. Um novo sistema de baixa pressão vai se formar entre a costa de SP e do RJ. O sistema vai direcionar os ventos úmidos da amazônia (jatos de baixos níveis) em direção ao sudeste do país. Neste dia, todo o estado do RJ volta a ficar em alerta para chuvas fortes e volumosas, principalmente no Sul Fluminense, Grande Rio, região Serrana e dos Lagos. O potencial para novos transtornos aumenta, entre eles o risco de alagamentos, deslizamentos de terra em áreas de risco e chance para transbordamento de alguns rios. O excesso de nebulosidade e chuvas mais frequentes vão contribuir para amenizar o calor. Na Quinta as máximas no estado devem variar entre 23°C e 26°C.


A Sexta-Feira, dia 24 véspera de Natal, a tendência é que o sistema de baixa pressão se afaste da costa Fluminense. O dia será marcado pelo excesso de nebulosidade. No período da manhã ainda existe o risco de chuva fraca a moderada em algumas cidades, a partir da tarde as instabilidades começam a perder força sobre o estado. Na hora da ceia de Natal a situação já deverá estar bem mais tranquila, com risco apenas de chuva fraca em pontos isolados.


No Sábado de Natal, dia 25, a baixa pressão já vai estar bem longo de costa Fluminense. Com as instabilidades mais fracas a tendência é de pouca chuva, e caso ocorra ela será fraca em pontos isolados. A circulação de ventos marítimos vai contribuir para manter o céu parcialmente nublado. As temperaturas sobem um pouco, mas sem previsão de calor. Será um dia levemente abafado.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!

Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias.

Fontes: CPTEC/INMET (Windy, GFS e ECMWF)

Equipe M.C.F

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: