DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Candidatos respondem: Por que devo ser prefeito (a) de Itatiaia?

Itatiaia, 03/03/2022 - A 10 dias para as eleições suplementares que definirão novo chefe do Executivo e vice-prefeito de Itatiaia, o Diário de Itatiaia, traz o relato de cada candidato ao pleito, respondendo a seguinte pergunta: POR QUE DEVO SER PREFEITO DE ITATIAIA? As respostas foram publicadas na íntegra do que a redação recebeu das assessorias.

* A data da diplomação do Prefeito e do Vice-Prefeito de Itatiaia, eleitos em 13 de março de 2022, será fixada em ato próprio pelo Juiz da 198ª Zona Eleitoral, obedecido o prazo limite de 04 de abril de 2022.

Confira o que os candidatos defendem, publicados em ordem alfabética: BISOL - ADALBERTO LUIZ BISOL - PDT


"Moro em Itatiaia há mais de 30 anos. Conheço bem os problemas latentes do nosso município que, desde a sua emancipação, se agravam de governo a governo. Sinto-me roubado na minha dignidade de cidadão e de ser humano, como a grande maioria dos habitantes daqui.


Entendo que um município com as características de Itatiaia, deveria ser o paraíso do Estado do Rio de Janeiro se não sofresse, por anos e anos, tanto descaso e a nefasta corrupção por parte de seus gestores. Nossa cidade e seus cidadãos, como eu e você, estamos pagando um preço altíssimo por termos cruzado os braços por tanto tempo.


Os grupos que, hoje, fingem ser adversários vêm administrando alternadamente nossa cidade, e em suas passagens pela prefeitura só fazem distribuir, entre eles mesmos, as riquezas que são do povo de Itatiaia. Conclamo o povo itatiaiense para que venha a assumir suas responsabilidades como eleitores e cidadãos, negando seu voto aos corruptos e aos mal intencionados amantes do dinheiro público e dar um basta na situação em que se encontram nossa Saúde, nossa Educação e nossa Segurança. Votar nesses candidatos que se dizem representar o “NOVO” é não entender que nada vai mudar se não forem rompidos os grupos de falcatruas e “trutas”. A cidade precisa de mãos firmes contra o mal corrosivo que é a corrupção. E precisamos, para bem administrar nosso município, TRANSFORMAR cada malfeito que esses gestores realizara. Principalmente, romper com os canais de corrupção.


E SEM CORRUPÇÃO, TEM TRANSFORMAÇÃO. Esse é o nosso lema principal !

Para atender aos cidadãos que vieram a mim solicitar minha parcela de ajuda nessa mudança mais que necessária, resolvi apresentar meu nome para Prefeito de Itatiaia. Sou advogado atuante, possuo formação em Administração Hospitalar e Diplomado pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, amo esta cidade e tenho certeza que faremos desse lugar uma terra onde todos se orgulhem de viver.

A missão será árdua... Viver é luta constante e sei que posso fazer a grande diferença. Itatiaia merece dias melhores e, com a mão de Deus nos guiando, cumprirei essa missão!

Meu nome é BISOL. Candidato pelo PDT – 12"


BRUNO DINIZ - BRUNO GUIMARÃES DINIZ - SOLIDARIEDADE

"Hoje me sinto capacitado, me sinto no momento certo de me tornar o gestor do nosso município para implantar uma gestão eficiente e qualificada, aproximando o cidadão do poder público, implantando políticas públicas voltadas às necessidades da nossa população, uma vez que quero trazer toda experiência que obtive durante meus 15 anos de

indústria para dentro de nosso município. Eu, junto com o Dr. Márcio Braga, faremos uma gestão inovadora e sustentável em nossa cidade, para ela crescer ainda mais, porque o futuro é agora".


FABÍOLA SOARES - FABÍOLA SOARES FERREIRA RODRIGUES - PSOL

"Resolvi me candidatar ao cargo de prefeita quando percebi que minha atuação social junto a comunidade não era suficiente. Antigamente os movimentos sociais na cidade eram fortes e capazes de brigar por melhorias, e de fato conseguiam através da pressão pública que o governo atendesse sua demanda. De uns anos pra cá, no entanto a população se sente ameaçada e dificilmente conseguimos reunir um grupo que faça essa pressão junto aos órgãos públicos. Somos poucos e poucas que tentam através dos conselhos, sindicatos e movimentos populares atuarem para melhorar as condições da educação, meio ambiente, saúde e cultura no município.


E os conselhos acabam sendo contaminados negando a efetiva paridade entre sociedade civil e governo. Percebi então que se a máquina não nos permite atuar como sociedade civil, deveríamos nós, povo, comandar a máquina. A única forma de quebrar este sistema corrupto que suga a verba do município adoecendo a saúde, depredando a escola, descartando a cultura, ignorando a pobreza, ou melhor, se valendo dela para continuar no poder é assumindo o comando. E assumindo este passar a quem de fato pertence, ou seja, o povo. Através do orçamento participativo, do fortalecimento dos conselhos, da organização e regulamentação das associações de moradores, no apoio as instituições e organizações não governamentais aqui atuantes.


Venho candidata para que Itatiaia possa ter de volta a liberdade de atuação civil e ter Mais: Mais saúde, Mais educação, Mais empregos, Mais oportunidades, Mais transparência, Mais transporte e transporte de qualidade, ou seja, Mais dignidade. Como professora sei bem como avaliar as potencialidades adormecidas em um aluno, e para mim é doloroso quando vejo um potencial jogado fora. Atualmente é como vejo minha cidade, sei de todo o seu potencial e olho com tristeza ele sendo desperdiçado".

IRINEU NOGUEIRA - IRINEU NOGUEIRA COELHO - PTB

"Itatiaia precisa de mudança urgente para que o morador seja respeitado e viva com dignidade. Chega da má administração e da velha política que levou a cidade para o fundo do poço. A falta de uma boa gestão, aliada a suspeitas de corrupção, já denunciadas pelo Ministério Público, que levaram até a prisão de secretários no ano passado e afastamento do prefeito interino, estagnaram o desenvolvimento da cidade.


Eu, Irineu Nogueira, como empresário no ramo do turismo em Penedo sinto a ausência do poder público. Sempre enfrentei dificuldade com a falta de mão de obra especializada, com a deficiência do transporte público, que deixa o trabalhador sem opção e onera o empregador, com a falta de atendimento de qualidade na saúde pública, que tira vidas. Eu sinto a dor do outro e, por isso, quero mudar a realidade do município que me acolheu há 41 anos.


Itatiaia tem uma das maiores arrecadações do Estado e não falta verba para dar andamento a projetos. A Saúde e a Educação serão prioridade. Precisamos expandir o Hospital Municipal, criando novos leitos de internação e implantando uma UTI para acabar com a dependência de Resende e outros municípios vizinhos. Na Educação já traçamos um plano emergencial para a recuperação do tempo perdido com a pandemia, dando condição de trabalho aos profissionais, fazendo as reformas necessárias das escolas, que hoje estão deterioradas, e equipando as unidades com computadores e tablets para professores e alunos.


Precisamos gerar emprego e renda e tenho inúmeros projetos para o Turismo que, a meu ver, será o maior gerador de vagas de trabalho, junto às indústrias. Aliado a isso implantaremos um Centro de Capacitação Profissional onde treinaremos a mão de obra, principalmente de jovens que hoje estão sem alternativas para o primeiro emprego.

Nossas metas são muitas mas, com planejamento e vontade política, é possível fazer de Itatiaia uma cidade exemplo. O que não pode é permanecermos com as mesmas pessoas no poder, que só pensam em benefício próprio. Essa mudança depende de cada eleitor. No dia 13, vote 14. E truta neles!"


VANINHO - SILVANO RODRIGUES DA SILVA - PSC

"Itatiaia precisa de pessoas qualificadas para assumir a prefeitura e eu, Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho 20 (PSC), sou o melhor para a cidade. Comecei na vida política em 2001, quando estive a frente da presidência da Associação de Moradores do bairro Vila Odete e em 2011, assumi meu primeiro mandato de vereador. Como parlamentar, sempre busquei uma gestão participativa, possibilitando que a população tivesse vez e voz. Para um bom gestor, é preciso primeiramente ouvir para poder agir. As demandas que chegavam até mim, eram avaliadas e apresentados em forma de Projetos de Lei na Câmara Municipal.

Confiante e motivado com o resultado do trabalho que tenho realizado em benefício da população e pela experiência que adquiri durante os seis meses em que estive como prefeito interino, agora como prefeito eleito, vou em busca de novas conquistas para a cidade de Itatiaia. Ao assumir interinamente a prefeitura em 2021, consegui com muita luta e apoio de grande parte dos vereadores na época, colocar resolver necessidades mais urgentes, anseios antigos do povo. Coloquei ordem na cidade, que estava passando por um momento muito delicado em diversos segmentos, pois soube gerir e focar nas potencialidades locais.

Estou me unindo aqueles que também são comprometidos com o avanço de nosso município, e juntos, com dedicação, experiência e transparência, Itatiaia vai continuar a se desenvolver. Saúde pública, educação e qualificação profissional, valorização do turismo, são alguns passos fundamentais para trazer ainda mais recursos para a cidade, para que não continue dependente de repasses constitucionais e devemos sim buscar verbas externa de emendas, convênios, parcerias.

Eu, Vaninho 20, tenho verdadeira paixão por Itatiaia e não vou medir esforços para uma melhor qualidade de vida para os cidadãos itatiaienses. Por isso, alavancar o desenvolvimento do município, é uma de minhas prioridades políticas."


Siga o Diário de Itatiaia nas redes sociais:

Facebook: Diário de Itatiaia | Facebook

Instagram: Diário de Itatiaia (@diariodeitatiaia) • Fotos e vídeos do Instagram




VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: