DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começa nesta segunda-feira (08)


A partir desta segunda-feira (8) será iniciada, em todos os postos de saúde de Itatiaia, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. O objetivo é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos e imunizar contra a poliomielite todo o público de 1 a 4 anos – mesmo aqueles que já estiverem com o cartão em dia.

De acordo com a coordenadora de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen, a campanha vai até o dia 9 de setembro e no dia 20 de agosto será realizado o Dia D de Mobilização Nacional. As doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira em todos as unidades básicas de saúde.

A nova campanha contra a Poliomielite busca alcançar ao menos 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade. A última vez que isso ocorreu no Brasil foi em 2015, quando as taxas de vacinação começaram a cair. Já a campanha de multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, conforme calendário previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Dessa forma, são disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19, entre outras.

É fundamental que os responsáveis levem a caderneta de vacinação para a conferência das doses aplicadas e atualização da situação vacinal. Para a entrada nos locais é obrigatório o uso de máscaras, sendo que para crianças de até dois anos não é necessário o uso do acessório de proteção.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção. O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de eliminação da doença. Em todo o mundo, as campanhas de imunização reduziram de centenas de milhares para apenas algumas dezenas o número de casos por ano. Recentemente, porém, a doença reapareceu em alguns países, levantando um alerta.


Fonte: PMI

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: