DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Abertura de Micro Empresa – A Burocracia Começa Aqui!


Por Juliana Matos - 28/08/2022


Quando um pequeno empresário decide se formalizar, ele precisa estar preparado para uma série de processos burocráticos que virá pela frente.

O primeiro deles será a abertura do seu CNPJ junto a Junta Comercial do seu Estado, além das outras licenças necessárias de acordo com a atividade da sua empresa.

Vamos tratar nesse texto em particular sobre a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.


A junta comercial do estado do Rio permite que a abertura de uma empresa seja feita toda de forma on line através de um Protocolo que coleta as informações da empresa junto com vários documentos dos sócios e o contrato social da empresa. E claro existe uma taxa da junta para abertura da micro empresa, que hoje é R$ 458,00.


A junta permite que a abertura seja feita por um profissional contador ou advogado tanto com sua assinatura digital, através de certificado digital tipo A3 ou A1. Ou ainda todo processo de abertura pode ser protocolado na junta da cidade da empresa por qualquer pessoa, desde que os documentos estejam de acordo com as exigências da junta.


Outro fato interessante para o processo de abertura de forma digital é que o profissional que esta fazendo a abertura da empresa pode reconhecer firma dos documentos do representante legal da empresa através de uma declaração de autenticidade, sem a necessidade de reconhecimento em cartório.


Após o envio de toda documentação dos sócios, é feita uma análise pelos profissionais da Junta comercial e após não constatar nenhuma pendência o processo de abertura é liberado com o CNPJ da Empresa. E a partir daí segue as solicitações para liberação das outras licenças da empresa junto aos outros órgãos quando necessário, como Prefeitura, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.


O processo de abertura é apenas o primeiro ponto de burocracia!

Abrir uma empresa exige muito planejamento, estudo e coragem!

Juliana Matos é contadora, mãe da Alice de Cinco anos, é servidora municipal e empreendedora autônoma horas vagas. Possui uma página no instagram (@julianamatoscontadora) onde leva informações de contabilidade e empreendedorismo para facilitar o dia a dia de pequenos empresários.





VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: