DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

Última semana do verão: confira como fica o tempo em todo o estado do RJ

Atualizado: 21 de mar.


Nada de frente fria! Anteriormente a previsão indicava que um sistema frontal iria conseguir romper o bloqueio atmosférico imposto pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), e que posteriormente iria avançar pelo litoral Fluminense no começo da semana, mas as novas atualizações indicam outro cenário.


A frente fria conseguiu avançar apenas até a altura do litoral de SP, onde permaneceu estacionada, nesse momento o sistema já foi desviado para alto-mar, deixando para trás um cavado de ondas curtas, esse sistema juntamente com o aquecimento diurno favoreceu a formação de nuvens carregadas sobre o sul Fluminense neste domingo (13/03), as demais regiões do estado seguem sob efeito do VCAN.


Previsão detalhada

Até quarta-feira (16/03) toda a região Sul Fluminense e algumas cidades da região Serrana e do Grande Rios (principalmente as mais para oeste) vão ficar mais próximas da borda do VCAN, o que favorece a formação de nuvens de temporais. É por isso que entre as tardes e noites dos dias citados está mantido o alerta de temporais isolados, que podem vir acompanhados de raios e rajadas de vento. A partir da quinta-feira (17/03) o centro do VCAN volta a avançar mais para dentro do sudeste do Brasil, a partir daí a chuva volta a diminuir nessas áreas, a semana deve terminar quente, com pouca ou nenhuma chuva.


Quando vamos ter uma frente fria?

Ainda é cedo para confirmar, mas modelos numéricos já estão indicando que uma forte frente fria vai conseguir avançar pelo litoral Fluminense no dia 21 de março, bem nas primeiras horas do Outono 2022, se a previsão se confirmar essa frente fria deve trazer chuvas mais generalizadas e um grande alívio no calorão no estado do RJ.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES!

Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias.

Fontes: CPTEC/INMET (Windy, GFS e ECMWF)

Equipe Monitoramento.Climático.Fluminense

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: