DIÁRIO.png
Sem título-1.png
blog 2.png

É sobre isso. E 'tá' tudo bem mesmo?

Por Alan Bergk - Julho 2022

"[...] Eles venceram/E o sinal está fechado prá nós/Que somos jovens [...]". Toda vez que eu ouvia esse verso eu o reouvia pelo menos mais umas três vezes, ele não entrava e não entra na minha cabeça, como assim eles venceram? porque o sinal está fechado para nós jovens?


Tenho certeza que você que está lendo essa coluna já ouviu a famosa frase: "a juventude é o futuro". Citação essa que para mim é quase como uma lenda urbana, afinal, que futuro é esse que não chega? Posso te contar um segredo? Esse futuro não vai chegar! Tentam emplacar essa falácia a muitos anos, todos que são adultos hoje, já ouviram tal expressão pelo menos uma vez na vida, ela serve quase que como a luz no fim do túnel, um ideal de futuro onde finalmente essas ideais criativas, e consideradas por muitos como radicais, finalmente serão aceitas.


Contudo, isso é uma utopia, querem que nós, enquanto jovens, sonhemos e acreditemos que esse não é o nosso momento, que o sinal está fechado para nós, que precisamos amadurecer e esperar o futuro. E porque disso? Infelizmente é dificil manter a mentalidade jovem com as "ideias radicais" vivas em nossa mente por muito tempo, então, eles falam que precisamos crescer e amadurecer, tirar da nossa cabeça essa ideia de equidade, de sustentabilidade, de respeito pelas individualidades alheias e etc.


Você nesse momento deve estar se questionando, "Allan, essas ideias são teoricamente aceitas hoje!". Sim, depois de muita luta e alguns jovens que mesmo depois de adultos não perderam suas "ideias radicais", nós finalmente conseguimos empurrar esses conceitos, que por muito tempo foram considerados como ousados, e impossíveis de se tornaram realidade. Agora, isso é uma regra? Não, infelizmente nós jovens e nossas ideias ainda são a exceção! Precisamos bos levantar e nos organizar e entender que sinal nenhum pode nos parar! Por fim, concluo, a juventude pode até ser o futuro, mas, nós JOVENS, somo o PRESENTE!



Allan Bergk é graduando em Direito, Articulador Cultural, e jovem nas horas vagas. https://www.instagram.com/eubergk/

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

+ MAIS NOTÍCIAS: